top of page

Check-up de saúde: com que idade começar?

Atualizado: 22 de ago. de 2021

A medicina preventiva está em alta. Saiba quando está indicado realizar um check-up.



A medicina preventiva está em alta. Pedidos de check-up são muito frequentes no consultório tanto de endocrinologistas quanto de cardiologistas e clínicos gerais. Neste artigo, vamos falar sobre quais exames são importantes nas consultas de revisão. Atenção: a consulta médica é fundamental para determinar quais destes exames são realmente indicados, de maneira individualizada. A entrevista e exame físico são importantes em direcionar o rastreio para doenças específicas e evitam a realização de exames desnecessários. Vamos revisar quais são os exames sugeridos pela literatura médica para prevenir doenças metabólicas?


Colesterol e triglicerídeos:

Início: aos 17 anos é recomendada uma avaliação isolada, se normal, repetir aos 25 anos em homens e 35 anos em mulheres

Frequência: 1x por ano se alterados ou fatores de risco


Grupos de risco: fumantes, obesos, histórico familiar de doenças cardíacas, pessoas com pressão alta, diabéticos


Por quê? o tratamento do colesterol pode reduzir doenças cardíacas. Suas taxas têm relação com alimentação e hábitos de vidas que muitas vezes podem ser corrigidos.

Exames disponíveis: Exames de sangue contendo perfil lipídico (colesterol total, HDL, LDL, triglicerídeos)


Medida da Pressão Arterial:

Inicio: 18 anos

Frequência: a cada 3 anos até os 39 anos e 1x por ano a partir dos 40 anos


Por quê? o tratamento da hipertensão arterial é uma das principais formas de reduzir mortes por doenças cardiovasculares (cerebrais e cardíacas).

Exames disponíveis: medir pressão arterial no consultório ou com aparelho em casa por 24 horas (MAPA)


Diabetes:

Início: 40 anos ou antes se obesidade

Frequência: anualmente

Por quê? o Diabetes pode ser silencioso e aumenta risco de doenças cardíacas, circulatórias, renais e oculares. Pode ser prevenido com controle da alimentação e hábitos saudáveis.

Exames disponíveis

  • glicemia de jejum, hemoglobina glicada, curva glicêmica


Doenças cardíacas:

Início: aos 45 anos, de acordo com risco cardiovascular ou presença de sintomas

Frequência: a cada 3 anos, de acordo com risco cardiovascular

Fatores de risco cardiovascular: tabagismo, diabetes, hipertensão, histórico familiar de doenças cardíacas

Sintomas típicos: dor no peito e cansaço aos esforços que melhora em poucos minutos de repousoPor quê? As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no mundo. O diagnóstico precoce pode orientar o tratamento e a mudança de estilo de vida.


Exames disponíveis:

  • Eletrocardiograma de esforço: "o teste de esteira", avalia arritmias, capacidade funcional e isquemias que só aparecem com esforço

  • Cintilografia Miocárdica: avalia áreas de falta de circulação durante o esforço ou após uma medicação. Envolve radiação.

  • Tomografia de tórax para avaliação de escore de cálcio coronariano:uma forma de avaliar a presença de placas de gordura nas artérias do coração. Envolve baixa dose de radiação.


OBS: estes exames são indicados de acordo com avaliação em consulta do risco cardíaco (fumantes, diabéticos, hipertensos), dos sintomas e exame físico. NEM todas pessoas PRECISAM fazer exames, as vezes uma avaliação médica adequada pode ser suficiente.


Doenças da Tireoide:

Início: idade indeterminada, deve ser realizado em gestantes, histórico familiar ou sinais e sintomas

Frequência: anualmente


Por quê? alterações na função da tireoide podem ocorrer em até 10% da população, especialmente em mulheres (até 9x mais). Nódulos na tireoide podem ocorrer em até 30% das pessoas, em menos de 3% são malignos, mas podem causar sintomas.


Exames disponíveis:

  • Exames de TSH

  • T4 livre

  • Ecografia de tireoide


Osteoporose

Início: mulheres após os 65 anos ou antes se fatores de risco. Homens acima dos 70 anos ou antes se fatores de risco (fumantes, baixo peso, uso de corticoides, doenças reumatológicas e alguns tratamentos para câncer)

Frequência: a cada 2 anos


Por quê? osteoporose é muito frequente e SILENCIOSA. O maior risco são as fraturas de fêmur, que em pessoas idosas tem mortalidade em um ano semelhante a um infarto cardíaco.

Exames disponíveis:

  • Densitometria Óssea


Andropausa (deficiência de testosterona em Homens)

Início: quando sintomas sugestivos (baixa potência sexual, queda de libido). NÃO está indicada para todos homens como check-up. Não é recomendada avaliação em mulheres (o exame não é acurado ao detectar níveis baixos)


Por quê? queda nos nível de testosterona pode ocorrer a partir dos 50 anos. É mais frequentes em pessoas acima do peso ou com Diabetes (até 30%).


Exames disponíveis:

  • Exames de sangue de Testosterona livre ou total


Este é um guia geral e não substitui a consulta médica.

A realização de exames servir para detectar precocemente doenças e orientar modificações no estilo de vida. Lembre-se, ter uma vida saudável significa praticar exercícios físicos pelo menos 3x por semana, adotar uma alimentação balanceada, não fumar e ter uma boa qualidade de sono.


Fontes e links interessantes: Uptodate (site médico pago)



88 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page